O futuro da Terra Santa reside na unidade e na solidariedade. (João Paulo II)
Apague-se o círculo vicioso da violência, construa-se a paz duradoura baseada na justiça. (Bento XVI)

Custódia da Terra Santa

Somos um grupo de homens Cristãos chamados por Deus, de todas as partes do mundo para uma missão especial: cuidar da sua casa!

18273Somos parte de uma Ordem Religiosa da Igreja Católica, a Ordem dos Frades Menores, os franciscanos. O nosso fundador São Francisco de Assis no inicio do século XIII movido pelo amor a Cristo pobre e Crucificado veio ao Oriente Medio para conhecer os lugares que, ainda hoje, constituem um testemunho insubstituível da revelação de Deus e do seu amor pelos homens. Naquela sua peregrinação, não obstante as Cruzadas, encontrou e dialogou com o sultão Melek Al-Kamel, que naquele tempo governava na Terra Santa. Foi um encontro pacífico, que deu inicio à presença dos franciscanos na Terra Santa e que marcou também o estilo da nossa presença no decorrer dos séculos, até hoje.

Esta província da Ordem Franciscana com o tempo obteve o nome de Custódia da Terra Santa!

São Francisco de Assis - e os franciscanos - tiveram sempre presente o amor à Encarnação de Jesus. É por isso que desde o inicio amaram a Terra Santa. De facto, não existe Incarnação sem o Lugar. Para nós amar esta Terra significa amar Jesus. E não podemos pensar em Jesus, sem amar a Terra Santa. É por este especial carinho dos franciscanos ao Evangelho de Jesus e à sua Encarnação que a Igreja Católica nos deu a missão de custodiar os lugares da nossa Redenção.

Custodiar os Lugares Santos é animar os Lugares Santos com a liturgia para os peregrinos e para as igrejas locais, é acolher os peregrinos que chegam de todas as partes do mundo para rezar e ficar nos lugares e manter as estruturas de tais Lugares no seu correto funcionamento. Junto aos Lugares Santos vivem comunidades cristãs locais constituídas por paróquias de diversos ritos e tradições católicas (ocidentais e orientais). Nós, os franciscanos, cuidamos das diversas paróquias que têm o seu coração e a sua sede nos Lugares Santos. Amar as pedras que guardam a memória de Jesus anima-nos, também, a amar as pedras vivas, as comunidades cristãs, que sempre viveram aqui. São numerosas as actividades formativas e sociais da Custódia para o suporte da presença cristã na Terra Santa: escolas, construção de casas, ajuda para combater as diversas formas de pobreza. Aos peregrinos cristãos, que chegam de diversas partes do mundo, são oferecidos orientação espiritual e casas de acolhimento, junto com a garantia e a graça de poder celebrar nos Lugares Santos os mistérios da redenção.

Somos uma fraternidade da Ordem dos Frades Menores, que, vivendo na Terra Santa, guarda (custodia), estuda e torna acolhedores os Lugares da origem da fé cristã, e, vivendo neles, anuncia as maravilhas do amor do Altíssimo Onipotente e Bom Senhor que aqui quis fazer-se homem como nós, para a salvação de todos os homens.

« Outubro 2017 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
© 2012 - Comissariado da Terra Santa em Portugal
Todos os Direitos Reservados.