O futuro da Terra Santa reside na unidade e na solidariedade. (João Paulo II)
Apague-se o círculo vicioso da violência, construa-se a paz duradoura baseada na justiça. (Bento XVI)

Comissariado de Portugal

A Custódia da Terra Santa incrementa a sua atividade no mundo graças a ajuda dos Comissários, Frades Menores (franciscanos) empenhados em ser “pontes entre a Terra Santa e os cristãos de todo o mundo”.

Os comissários trabalharam no território das suas Províncias franciscanas: recolhem as ofertas da Coleta “pro Terra Sancta” da Sexta-feira Santa, propõem as Jornadas dedicadas à Terra Santa, pedem sustento e solidariedade para que se possa continuar a missão franciscana na Terra Santa, organizam os peregrinos nos Lugares Bíblicos e difundem materiais informativos e objetos religiosos confeccionados na Terra Santa.

Atualmente os Comissariados da Terra Santa estão distribuídos em 44 nações do mundo em um total de 84 comissariados.

As origens históricas

As origens dos Comissariados da Terra Santa é antiguíssima e é motivada pela dificuldade por parte da Custódia de desenvolver as suas tarefas em uma situação política e religiosa tão complexa. Constatado, de facto que nem a vida dos frades, nem a conservação dos Lugares Santos, seriam possível sem as esmolas dos Príncipes cristãos, os primeiros Estatutos da Custódia (1377) estabeleceram que o Custódio deveria instituir um dos seus irmãos leigos para cuidar da administração das esmolas. Meio século mais tarde a figura dos Comissários da Terra Santa foi instituída oficialmente com a bula "His quae", do Papa Martino V (24 de fevereiro de 1421).

Em tempos mais recentes, o Papa Paulo VI declarou que a atividade dos Comissários “tão importante no passado, nos parece ainda hoje válida e funcional”. (Paulo VI, "Nobis in animo").

Em Portugal o Comissariado da Terra Santa tem sede no Convemto Franciscano da Imaculada Conceição, no Largo da Luz, nº. 11, em Lisboa, sendo seu Comissário o Frei José Miguel Fragoso de Castro Loureiro.

« Junho 2017 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30    
© 2012 - Comissariado da Terra Santa em Portugal
Todos os Direitos Reservados.